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  1. O QUE É?

    Após vários anos de atuação consultiva no segmento educacional, pesquisas de campo e análise de resultados em centenas de instituições de ensino em todos os níveis e graus, desenvolvemos uma METODOLOGIA ORÇAMENTÁRIA com elevado nível de dados, informações, conhecimento, estratégias e ferramentas que ajudarão os gestores em seu processo decisório e redução de riscos inerentes ao segmento educacional. 

    • Os gestores financeiros terão que atuar nas causas dos problemas e não em seus efeitos, ou seja:
    • Implantar e estabelecer planos orçamentários que envolvam todos na instituição;
    • Detectar áreas que geram ou destroem valor;
    • Estabelecer um novo patamar tecnológico para as áreas administrativa e pedagógica;
    • Agir rapidamente e com determinação para oportunidades;
    • Implantar análises detalhadas e com parâmetros de mercado;
    • Avaliar, controlar e acompanhar os resultados de matrículas e suas respectivas taxas evasão;
    • Entender o comportamento do consumidor e as necessidades de atributos…os novos atributos de escolha.
    • Acompanhar os movimentos micro e macroeconômicos;
    • Apresentar prognósticos para novos objetivos e metas organizacionais;
    • Incentivar equipes com reconhecimentos meritórios justos e que tragam comprometimento e engajamento;
    • Acompanhar riscos de mercado e em quais “rotas de colisão” a instituição não deve seguir;
    • Ter um olhar maduro para o mercado, porque é lá que estão as soluções e as oportunidades. 
    • Devido à intensa pressão do mercado, os gestores financeiros terão a responsabilidade de catalisar as áreas administrativa e pedagógica de ensino, assumindo, assim, uma nova postura de responsabilidade perante esse novo ciclo de mudanças que estão ocorrendo na educação particular.
  2. POR QUE PRECISO DESTA CONSULTORIA?

    Ressaltamos que os gestores nas instituições de ensino são: professores, pedagogos, que tinham o sonho de terem o próprio negócio, mas que infelizmente em sua formação não tiveram a oportunidade de um conhecimento administrativo sofisticado para dar suporte às tomadas de decisões. Nossa consultoria em planejamento orçamentário e financeiro tem como objetivos oferecer conhecimento, metodologia e ferramentas eficazes para uma gestão de sucesso nas instituições de ensino.

    • Nossa carteira de cliente possui aproximadamente 600 instituições de ensino que utilizam nossa metodologia e planejamento. 

    Para que possamos ser práticos, algumas questões terão que ser, sistematicamente, acompanhadas e controladas e apresentamos algumas recomendações:

    Caixa é fundamental.

    • Manter a situação financeira e capital de giro em ordem, proteger a liquidez, reexaminar os empréstimos e financiamentos.
    • Monitorar o cumprimento de cláusulas contratuais e acordos financeiros e não financeiros.

    Focar no que realmente é importante.

    • Avaliar quais produtos, serviços, clientes e canais de comunicação geram resultados. Reavaliar os atuais programas de investimentos e seus respectivos retornos e quais iniciativas deverão ser revistas ou postergadas.
    • Analisar a estrutura de custos e despesas.
    • Estabelecer uma metodologia para programação orçamentária que atenda às especificidades do segmento, ou seja, utilizar conhecimentos com novas alternativas conceituais e práticas.

    Gerenciar a estrutura de custos.

    • Não praticar reduções de custos horizontais, buscar reduções efetivas em processos específicos.
    • Reduzir complexidades desnecessárias. Adotar procedimentos simples para a cadeia de operações. Atuar nos elos fracos.
    • Realizar um diagnóstico econômico e financeiro com ênfase na análise de potencial mercadológico, identificando prioridades e sintomas de uma gestão inadequada. O que o mercado faz bem e melhor.

    Aproveitar as oportunidades.

    • Não interromper os processos de inovação ou os investimentos nas áreas de crescimento existente. Reavaliar oportunidades desenvolvidas e “guardadas na gaveta” nas épocas não tão prósperas.
    • Focar, unicamente, no que gera resultados e nos principais riscos dos seus negócios.
  3. QUAIS OS RESULTADOS QUE POSSO OBTER?

    Uma metodologia inovadora e exclusiva essencial no processo de gestão para qualquer instituição de ensino em todos os seus níveis. 

    Dentre os resultados e objetivos, poderemos citar:

    1. Permitir o dimensionamento quanto à otimização dos recursos para potencialização dos resultados.
    2. Identificar inconsistências no processo de implantação do orçamento.
    3. Analisar e conceituar custos, despesas e investimentos.
    4. Adequar a formação de preço (anuidades), conforme os objetivos da instituição e capacidade mercadológica e exigências legais.
    5. Apresentar, após ampla pesquisa e estudo de mercado, o plano de contas e parâmetros para o planejamento orçamentário.
    6. Mapear com o diagnóstico econômico e financeiro – nesta etapa os gestores serão preparados para aplicar a metodologia do planejamento financeiro, ou seja:
    • Mapeamento e construção da estrutura de diagnóstico;
    • Comparativo dos resultados obtidos X parâmetros de resultados ideais;
    • Formação de preço – anuidades;
    • Estabelecer metas e objetivos orçamentários;
    • Estabelecer planos de ação para aperfeiçoamento da organização.

    E ainda avaliar:

    • Orçamento de caixa;
    • Plano de Investimentos;
    • Planta física ou estrutura de turmas e níveis de ensino;
    • Capacidade salas de aulas e turmas x custos x investimentos;
    • Liquidez, geração de caixa e capacidade financeira;
    • Quadro econômico;
    • Posicionamento fiscal e tributário;
    • Análise vertical dos gastos, despesas e custos;
    • Metodologia de rateio e sua aplicação;
    • Formação de preços;
    • Lucratividade para cada centro de responsabilidade – turma a turma;
    • Capacidade de amortização de empréstimos;
    • EBITDA – Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and
    • Avaliar o impacto da política de descontos e bolsas concedidas;
    • Avaliar os resultados da política de cobrança e política de matrículas.